segunda-feira, 26 de março de 2012

Economia atual

Economia e industrialização brasileira contemporânea
GOVERNO SARNEY

A partir da “redemocratização” brasileira em 1985 o panorama socioeconômico brasileiro alterou-se bastante. Primeiramente devemos citar o constante combate à inflação, melhor sucedido por uns, verdadeiro desastre para a grande maioria dos governantes. Em segundo lugar, outro dado não menos importante foi a modernização da economia brasileira como um todo, desde a sua produção, bem como as políticas macroeconômicas. Finalmente, talvez o fato mais marcante, as doutrinas econômicas adotadas pelos grupos que exerceram poder durante esta fase.

Plano Cruzado

O governo “democrático” de José Sarney praticamente fora uma continuidade do modelo adotado durante o período militar, tanto em nível de políticas sociais quanto políticas econômicas. Além do fato que o que o mesmo pertencia ao lado político que era comandado pelos generais, logo, o continuísmo se confirma.
Durante o seu mandato, políticas públicas de redução da desigualdade social (herança do período da ditadura) não foram nem o seu principal objetivo nem como meio, nem como fim em si mesmo. O Plano Cruzado fora a sua maior herança da época, todavia, com a ausência de planejamento de longo prazo, seu legado mostrou-se um verdadeiro fracasso. O plano pautava-se:
I. Troca da moeda nacional do cruzeiro pelo cruzado;
II. Congelamento de preços; e
III. Congelamento de salários.
O aumento inicial do salário mínimo de 16%, abono de 8% sobre a média do poder de compra das faixas salariais restantes, além da criação de uma data base de reajuste, aliados ao fato do estímulo ao crédito e do controle da taxa de câmbio, tudo se somou para um rápido crescimento do mercado consumidor brasileiro naquele momento.
O rápido aumento da demanda sem um conseqüente aumento de produtividade por parte da indústria, associado à especulação por parte dos comerciantes já acostumados com o processo inflacionário, somado à liquidez excessiva (excesso de dinheiro) causada pelo governo, ao imprimir mais dinheiro, devido às contas sucessivamente negativas, acabaram por realimentar a espiral inflacionária.
A indústria brasileira era muito obsoleta, sua produção era em quantidade e qualidade inapropriada para a nossa população. Isto era causado por um governo que privava o Brasil de se utilizar da importação, tanto para suprir a demanda da população, o que poderia conter os preços, tanto para o industriário nacional, que necessitava de maquinário mais moderno para aumentar a sua produtividade.
Além destes problemas citados pela política de Sarney no plano cruzado, o governo decretou uma moratória do pagamento da dívida externa, ou seja, o famoso “devo não nego, pago quando puder!” Fato que atrapalhou ainda mais a frágil economia brasileira.
Todas as agruras apresentadas foram repetidas nos outros planos da era Sarney – Plano Bresser e Plano Verão – mas, sua herança foi a da inflação de 85% ao mês, em março de 1990, redução da participação no PIB dos anos 80 de 5% por parte da indústria e, uma tímida privatização de empresas estatais (as maiores vendas da época foram a Aracruz Celulose, Caraíba Metais e da SIBRA.

GOVERNO COLLOR

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por voto popular após a ditadura brasileira, em 1990. Sua plataforma de governo era controversa – “Caçador de Marajás” – se auto-intitulando como o SALVADOR DA PÁTRIA para combater a corrupção brasileira e a desigualdade social, seu projeto demagogo obteve a maioria do eleitorado nacional.
Os resultados foram bem distantes dos quais se propunham, tanto que no segundo dia de mandato ele decretou o confisco dos depósitos bancários superiores aos cinqüenta mil cruzeiros (o correspondente a R$ 5.700,00 no valor atual); para tanto, o dinheiro seria liberado em parcelas mensais nos próximos dezoito meses. O objetivo desta ordem impopular era debelar o combustível da inflação, o excesso de liquidez já citado anteriormente, gerando uma queda de inflação para 14% ao mês em abril de 1990.
A liberação antecipada só se daria em virtude de casos de doença ou, fato que gerou muita controvérsia, para pagamento de funcionários de empresas, abrindo uma lacuna muito forte para a liberação através de políticos ligados diretamente ao Ministério da Fazenda, gerando apadrinhamento e corrupção. A espiral inflacionária estava de volta em um ano, além disto, o resultado destas negociatas constantes no governo Collor foi o seu impeachment no fim de 1992.
O governo Collor não deve ser lembrado apenas pela corrupção e pelo fracasso socioeconômico. Apesar de uma tímida abertura da economia por parte da privatização de estatais, dezoito no total, com destaque para a USIMINAS e EMBRAER, por parte do estímulo à importação a abertura da economia foi mais ampla, pois, o governo nacional impulsionou a modernização da indústria brasileira e o controle indireto da inflação, já que os produtos que entravam no nosso mercado eram de qualidade superior e a preços competitivos, inclusive o novo maquinário para a indústria nacional.
Ademais, no governo Collor, também abarcou a abertura da economia a partir da quebra de monopólios – telecomunicações, estradas e petróleo – do Estado. Em alguns casos a experiência não apresentou resultado imediato, mas, no médio e longo prazo ofereceu melhores serviços a população, pelo menos em quantidade.
As heranças questionáveis do rápido do governo Collor foram uma inflação sem controle, queda no PIB nacional e um aumento no desemprego estrutural.

GOVERNOS FHC e LULA
PLANO REAL

O plano Real foi o primeiro plano que não abarcava políticas de curto e médio prazo, mas, também de abrangência maior ao longo do tempo. No curto prazo a abrangência ficava por conta da criação da URV (Unidade Real de Valor), que significaria a intermediação da cotação do dólar em cruzeiro de maneira diária. No médio prazo, para financiar uma poupança interna, o governo elevou as taxa SELIC para atrair capital estrangeiro especulativo e, no longo prazo, finalmente, viriam as reformas administrativas, que tornariam o Brasil um país atraente para o capital produtivo.
A população brasileira voltou a ver o seu poder aquisitivo a crescer, cerca de 28% no primeiro mandato de FHC, baseado no severo controle da inflação, que sempre transferia o poder do dinheiro das classes mais pobres para as mais abastadas. Todavia, o governo FHC não conseguira aprovar as reformas prometidas, além do que do que o câmbio real-dólar mantivera-se demasiadamente sobre o controle do governo, associados à uma crise internacional, geraram já em 1998 perdas na economia. Para controlar a crise o governo desvalorizou a moeda, aumentou ainda mais as taxas de juros (44% em média) e recorreu ao FMI para obter empréstimos. A conseqüência disto tudo foi um segundo mandato de recessão econômica, aumento do desemprego devido ao crédito dificultado e programas sociais ineficientes.
Com este panorama Lula assume o governo em 2002, mantendo o compromisso de combate à inflação e de responsabilidade fiscal, inclusive mantendo austeridade financeira com juros altos, todavia com uma tendência posterior de queda. O grande diferencial no Plano Real de Lula foi a independência do Brasil no quesito financeiro, fato que tornou o Brasil atrativo para o capital externo, mesmo com decrescentes taxas de juros, pois o risco de calote passara a ser menor. O Brasil torna-se um credor e não mais um devedor do FMI. Além disto, a transferência de renda, a ampliação do crédito interno e recuperação salarial aumentaram em muito o poder aquisitivo da nova classe média, os chamados classe C. Fato que lançou o Brasil à posição de 6ª potência mundial.

16 comentários:

  1. Respostas:

    Enem

    1)-Pode se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada:
    d)-as novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

    2)-É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:
    c)-diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.

    Questões de vestibulares

    1)-
    a)- A sindicalização dos trabalhadores, a infra estrutura pressionada pelo aumento da demanda e pelos atrasos nas soluções dos problemas, os altos custos de produção, são alguns exemplos que ajudam a entender o processo de descentralização da indústria que busca áreas com mais incentivos e isenções fiscais e custos mais baixos.

    .b)-Pois, o setor terciário é o setor com maior capacidade de absorção de mão de obra. E também devido a expansão da urbanização.

    2)-
    a)- As indústrias siderúrgicas são indústrias de base que fabricam insumos usados em outros setores industriais, que são fundamentais para a produção de quase todos os bens que consumimos. Por isso são fundamentais para impulsionar o processo de industrialização.

    b)-Se deu em 1941 com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na cidade de Volta Redonda. Se baseou num acordo Brasil-EUA durante a era Vargas. A CSN beneficia ambos, pois o Brasil importava tudo que precisava e EUA precisava das chapas de ferro para a guerra (foi na Segunda Guerra Mundial) .Foi o começo da industrialização do Brasil. Em 1956 veio a construção da Usiminas e Cosipa-Cubatão-SP em 1963.


    3)-
    a)-A partir de 1957, durante o governo de Juscelino, se instalando principalmente na região do Sudeste.

    b)-A indústria brasileira apresenta características como:
    *Surgiu com investimentos do setor privado nacional ( cafeicultores ).
    * Recebeu investimentos estatais (do governo). Época das substituições de importações.
    *Depois, passou a receber investimentos externos (das multinacionais).
    * Muitas indústrias nacionais faliram com a abertura econômica (neoliberalismo) e deixaram grande número de desempregados.
    * Concentram se principalmente na região Sudeste, mas vem sofrendo um processo de desconcentração. Os Estados competem entre si, oferecendo vantagens fiscais (isenção de impostos), terreno, infraestrutura e mão de obra, para atraírem as indústrias.



    Eliza, Thaís e Daiana. beeijo^^

    ResponderExcluir
  2. Testes de vestibulares

    1)-Com base nos conhecimentos da participação do Estado no processo de industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiro:
    a)-Investiu na chamada indústria de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pela criação da legislativa trabalhista.

    2)-Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira ate a década de 1970, é válido afirmar que:
    d)-esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela produção do subdesenvolvimento do país.

    3)-A respeito das disparidades regionais do Brasil, é correto afirmar que:
    c)-elas foram adquiridas as suas características atuais com a industrialização do país e tornaram se assunto da politica nacional a partir dos anos 1950.

    4)-A partir da década de 1970, dois fatos importantes ocorreram simultaneamente: início da diminuição da concentração industrial no Sudeste e o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam se:
    b)-a forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que industrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infraestrutura de transporte e comunicações.

    5)-A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial que se destaca no contexto nacional pelo:
    a)-desenvolvimento da indústria de ponta, estimulado pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre a comunidade acadêmica e o empresário.

    6)-O processo de industrialização brasileira encontrou, no centro sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvo0lvimento: mão de obra assalariada, mercado consumido, eletricidade, sistema de transporte e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é incorreto afirmar que:
    c)-o processo de desconcentração espacial das indústrias paulista gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando, assim, a produção industrial por regiões.

    7)-As hachuras, no mapa, representam áreas de:
    e)-concentração industrial.


    beeijo..
    Eliza, Thaís e Daiana

    ResponderExcluir
  3. Continuação;

    8)-No período pre- industrial brasileiro, quando a economia nacional era denominada basicamente pelas atividades agrícolas de exportação, a organização do espaço geográfico era do tipo:
    e)-áreas isolados ou ‘’arquipélagos ’’, onde não havia um espaço nacional integrado.

    9)-O conjunto de investimento e modificações a que se refere o texto consistia, entre outros:
    d)-na ampliação significativa da capacidade instalada de energia elétrica, no aumento do numero e na modernização das rodovias e no crescimento do setor de bens de produção e da indústria automobilística.

    10)-Sobre a industrialização brasileira, assinale as proposições verdadeiras.
    Estão corretas :
    a)- I,II III.

    11)-Considere os textos a seguir, para responder a esta questão.
    Referem se à industrialização brasileira os textos :
    e)-I,II,III e IV.

    12)-Sobre o assunto, é correto afirmar:
    b)-Muitas indústrias siderúrgicas brasileiras foram instaladas próximo ás jazidas de minério de ferro, como as de Minas Gerais.
    c)-Na atualidade, há uma reorganização espacial das indústrias no mundo, motivada em parte por uma acelerada modernização do sistema de transporte e de comunicação.
    f)-Os processos de urbanização e de industrialização sofrem uma influencia mútua ao longo do tempo, porque as cidades ou crescem em torno das industrias nascentes ou atraem industrias, que fazem com que elas cresçam.

    13)-Após 1970, houve uma relativa desconcentração industrial da Grande São Paulo e um crescimento maior em outros estados brasileiros.
    São causas dessa desconcentração, exceto:
    a)-a incapacidade da região de gerar energia suficiente para atender à demanda industrial.

    14)-Nos últimos anos, o Brasil experimentou um amplo processo de privatização da economia.
    É incorreto afirmar que esse processo:
    c)-fortaleceu a presença do Estado brasileiro dentro das fronteiras políticas nacionais em relação tanto ao capital especulativo quanto ao produtivo, que interferem na economia do país.

    15)-Sobre o papel do Estado no processo de industrialização brasileiro, assinale a alternativa correta.
    a)-Foi responsável pelos investimentos em infraestrutura e transporte, pelos investimentos direto no setor industrial e se omitiu na criação de uma legislação trabalhista.

    16)-Essa expressão significa:
    c)-a concessão de amplos benefícios fiscais por parte de alguns estados para atraírem investimentos industriais em seu território.

    17)-Sobre as consequências desses investimentos para o setor industrial brasileiro, é correto afirmar:
    d)-O grande volume de IDE no Brasil coincidiu com políticas de incentivo á desconcentração espacial da indústria brasileira.

    18)-Quanto á distribuição espacial da indústria brasileira, considere as seguintes afirmações:
    Está(ão) correta(s):
    d)-apenas II e III.

    19)-Assinale a alternativa que não indica uma característica da economia brasileira, na passagem do sec. XX para o sec. XXI.
    b)-A economia brasileira tem recursos naturais e mão de obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma do país subdesenvolvido.

    Eliza, Thais e Daiana.

    ResponderExcluir
  4. Testes e questões ......
    pag.47 ENEM

    1)Pode-se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada:

    Alternativa D
    d) As novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

    2)É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:

    Alternativa C
    C) Diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.

    José Rodrigo,Gessica e Bruna.

    ResponderExcluir
  5. Questões de vestibulares......
    Pag.47 e 48

    1(Fuvest)

    *A) Cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;
    Dentre as causas possíveis podemos citar:
    1°”A guerra fiscal” que acontecia entre municípios e Estados,por meio de incentivos fiscais para atrair capital industrial para sua região.
    2°era por parte das empresas visando a diminuição do custo de produção, que seria mão de obra e terrenos mais baratos, sindicatos menos organizados menos competividade entre outras.

    *B) Explique por que o setor terciário tornou-se o maior empregador do país.
    O setor terciário apresenta uma maior diversificação do que o primário e o secundário,os quais vem se tornando mais automatizado ultimamente.

    2(Unicamp-SP)

    *A) Justifique a importância das indústrias siderúrgicas.
    Tem muita importância, já que é uma industria de base,ou seja, que transformam uma matéria prima em outra matéria prima(o ferro em aço), o mais importante é que depois dessa implantação passamos a ser apoiado por um investimento estatal o que significa menos dependia externa!

    *B) Explique como se deu a sua implantação no Brasil.
    Essa implantação deu-se por volta de 1940, no governo Vargas,aconteceu que quando eclodiu a 2° guerra mundial os países envolvidos pararam de produzir em excesso,e nos éramos dependentes de matérias primas desses países o que fazer o jeito foi trazer a SIDERÚRGICA pro Brasil.

    3(Unicamp-SP)

    *A) A partir de quando as grandes montadoras estrangeiras vieram para o Brasil e onde se instalaram?
    Até 1990, existia indústria automotiva somente em São Paulo e Minas Gerais depois da abertura houve uma dispersão dessas novas fabricas eram localizadas predominantemente no sudeste do Brasil.

    *B) Quais as características da industrialização brasileira a partir deste momento?
    No Brasil estava havendo a entrada de maquinas modernas que iam ajudar na industrialização,pena que faltou mão de obra qualificada para operar tais maquinas; poucas empresas eram privadas a Usiminas era umas dessas empresas já as empresas de telefonia tinha vários problemas técnicos, não era raro os sistemas entrarem em pane( kkkk a gente sabe como é ne!!!!).

    Bruna,Gessica e Jose Rodrigo...

    XD

    ResponderExcluir
  6. Testes de vestibulares.......
    pag.48 a 51

    1-(UEL-PR)

    Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo de industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiros:
    A)Investiu na chamada indústria de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pela criação da legislação trabalhista.

    2-(Fatec-SP)

    Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que:
    d) Esteve marcado pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial , ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

    3-(UFSCar-SP)

    A respeito das disparidades regionais do Brasil, é correto afirmar que:
    C) Elas foram adquirindo as suas características atuais com a industrialização do país e tornaram-se assunto da política nacional a partir dos anos de 1950.

    4-(Ufal)

    A partir da década de 1970, dois fatos importantes ocorreram simultaneamente: Inicio da diminuição da concentração industrial no Sudeste e, o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam-se:
    b) A forte atuação do estado criando incentivos fiscais para que indústrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infraestrutura de transportes e comunicações.

    5-(Unirio-RJ)

    A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial que se destaca no contexto nacional pelo:
    a)Desenvolvimento da industria de ponta, estimulado pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre a comunidade acadêmica e o empresariado.

    6-(UFPB)

    O processo de industrialização brasileira encontrou, no centro-sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão de obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é incorreto afirmar que:
    C) O processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando, assim, a produção industrial por regiões.


    7-(UEL-PR)

    As hachuras, no mapa, representam áreas de:
    e) Concentração industrial.

    8-(UFV-MG)

    No período pré-industrial brasileiro, quando a economia nacional era dominada basicamente pelas atividades agrícolas de exportação, a organização do espaço geográfico era do tipo:
    e) áreas isoladas ou “arquipélagos”, onde não havia um espaço nacional integrado.

    9-(Puccamp-Sp)

    O conjunto de investimentos e modificações a que se refere o texto consistia, entre outros:
    D) Na ampliação significativa da capacidade instalada de energia elétrica, no aumento do número e na modernização das rodovias e no crescimento do setor de bens de produção e da indústria automobilística.

    10-(UFMS)

    Sobre a industrialização brasileira, assinale as proposições verdadeiras.
    a)I- A indústria de bens de consumo duráveis, implantada a partir do Plano de Metas de JK, teve significativa participação de iniciativas estrangeiras, com destaque do setor automobilístico.
    II- A implantação de uma industrialização, sem prévia reforma agrária, desembocou numa profunda crise agrária, manifestada pela excessiva transferência da população do campo para a cidade.
    III- As iniciativas estatais, iniciadas no governo de Getúlio Vargas, concentraram-se no setor de infraestrutura e indústria de base.

    o resto la vai ........

    ResponderExcluir
  7. continuação......

    11-(Fatec-SP)

    Referem-se à industrialização brasileira os textos:
    e) I- No período de 1930 3 1956, os grandes investimentos foram direcionados ao setor de base (siderurgia, petroquímica e extração mineral), com grande intervenção do Estado.
    II- Embora a indústria, desde o início do século, estivesse concentrada no eixo São Paulo - Rio de Janeiro, até 1930 a organização espacial se caracterizava pelas atividades econômicas dispersas e regionalmente quase autônomas.
    III- O sucesso do Plano de Metas foi acompanhado por um significativo aumento da inflação e da dívida externa, pelo afastamento da capital federal do centro econômico e populacional do país e pela efetiva implantação do rodoviarismo.
    IV- A política do Plano de Metas acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, intensificando ainda mais as migrações internas e provocando o crescimento caótico dos grandes centros urbanos.

    12-(UFPR)

    Sobre esse assunto, é correto afirmar:
    b)Muitas indústrias siderúrgicas brasileiras foram instaladas próximo ás jazidas de minério de ferro, como as de Minas gerais.
    C)Na atualidade, há uma reorganização espacial das indústrias no mundo, motivada em parte por uma acelerada modernização do sistema de transportes e de comunicações.
    E) Energia, água e mão de obra disponíveis são fatores locacionais importantes para o setor industrial.
    F) Os processos de urbanização e de industrialização sofrem uma influência mútua ao longo do tempo, porque as cidades ou crescem em torno das indústrias nascentes ou atraem indústrias, que fazem com que elas cresçam.

    13-(UFV-MG)

    São causas dessa desconcentração, exeto:
    d) a existência e modernização de outros corredores de exportação

    14-(UFMg)

    É incorreto afirmar que esse processo:
    C)Fortaleceu a presença do Estado brasileiro dentro das fronteiras políticas nacionais em relação tanto ao capital especulativo quanto ao produtivo, que interferem na economia do país.

    15-(UFV-MG)

    Sobre o papel do Estado no processo de industrialização brasileiro, assinale a alternativa correta.

    a)Foi responsável pela construção dos setores de infraestrutura e transporte, pelo investimento direto no setor industrial e pela criação de uma legislação trabalhista.

    16-(UFV-MG)

    Ultimamente, a imprensa tem utilizado a expressão “guerra fiscal” para denominar o tipo de relacionamento entre os estados da Federação.
    Essa expressão significa:
    C)A concessão de amplos benefícios fiscais por parte de alguns estados para atraírem investimentos industriais em seu território.

    17-(UEL-PR)

    Sobre as consequências desses investimentos para o setor industrial brasileiro, é correto afirmar:
    d)O grande volume de IDE no Brasil coincidiu com políticas de incentivo à desconcentração espacial da indústria brasileira.

    18-(UFSM-RS)

    Quanto à distribuição espacial da indústria brasileira, considere as seguintes informações:
    Está(ão) correta(s):

    c)III- O desenvolvimento e a modernização da infraestrutura de produção e energia, de transportes, de comunicações e de informatização no interior do país viabilizaram a descentralização do parque industrial e criaram as condições de especialização produtiva, através da integração regional.

    19-(PUC-RJ)

    Assinale a alternativa que NÃO indica uma característica da economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI.
    b)A economia brasileira tem recursos naturais e mão de obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional, o estigma de país subdesenvolvido.

    grupo: Jose Rodrigo, Gessica, Bruna ......


    .......uffff cabo XD......

    ResponderExcluir
  8. Enem ..

    1)Um dos maiores problemas de atualidade é o aumento desenfreado do desemprego
    Pode se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada :
    d)as novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

    2)É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas no textos são:
    c)diferente, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.

    Questões de vestibular

    1)a.A completariedade industrial:as industrias de alto peças tendem a se localizar próximo as automobilistícas as petroquímica,as refinárias .
    a concentração de investimentos públicos no setor de infraestruturas industriais pressionadas pelos dentetores do poder econômico, os governantes costuman atender as reivindicações .
    b.pelo fato de ser o setor que mais requer mão de obra.

    2)a. Muito importante.Pois as indústrias siderúrgicas transforma matéria prima em outras matéria prima fornecendo-as para outra indústrias.

    b.com o governo Getúlio Vargas

    3)a. com a privatização e a concessão de exploração de serviços públicos, esses setores receberam investimentos privados.

    b. apear do exposto, o Brasil ainda tem uma economia muito fechada do ponto de vista comercial quando comparadas a outros países.

    Danielle e Raquel

    ResponderExcluir
  9. Segunda Parte do Exercício ...

    Teste de Vestibular

    1)A partir dos anos de 1930,o Brasil intensificou e, assim, a indústria superou a agropecuária em termos de participação no PIB . Até nos anos de 1980,Estado atuou de forma decisiva nesse processo .
    Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo de industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiro:
    a)-investiu na chamada indústria de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pele criação da legislação trabalhista.

    2)Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que:
    d. esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

    3A respeito das disparidades regionais do Brasil, é correto afirmar que:
    a)Elas foram adquirindo suas características atuais com a industrialização do país e tornaram-se assunto da política nacional a partir dos anos 1950.

    4)A partir da década de 1970,dois fatores importantes ocorreram simultaneamente:início da diminuição da concentração industrial no Sudeste o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam-se:
    b)A forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que industrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infraestrutura de transportes e comunicações.

    5)A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial que se destaca no contexto nacional pelo:
    a) desenvolvimento da indústria de ponta estimulado pelos tecnopolos criados a partir da integração entre a comunidade acadêmica e o empresariado.

    6)O processo de industrialização brasileira encontrou,no centro-sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento:mão de obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade,sistema de transporte e excelente sistema bancário. Sobre esse processo é incorreto afirmar que:
    c) o processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando, assim, a produção industriais por regiões.

    7) As Hachuras no mapa representa areas de :
    Letra E -> Concentração Industrial

    8) No periodo Pré Industrial brasileira,Quando a economia nacional era dominada basicamente pelas atividades agricolas de exportação, a organizaçao do espaço Geografico era do tipo:
    Letra E-> Áreas isoladas os arquipelagos, onde nao havia um espaço nacional integrado.

    9)-O conjunto de investimento e modificações a que se refere o texto consistia, entre outros:

    d)-na ampliação significativa da capacidade instalada de energia elétrica, no aumento do numero e na modernização das rodovias e no crescimento do setor de bens de produção e da indústria automobilística.
    10)-Sobre a industrialização brasileira, assinale as proposições verdadeiras.
    Estão corretas :
    a)- I,II III.

    Danielle e Raquel

    ResponderExcluir
  10. 11)Considere os textos a seguir, para responder a esta questão.
    Referem se à industrialização brasileira os textos :
    e)I,II,III e IV.
    12)Sobre o assunto, é correto afirmar:
    b)Muitas indústrias siderúrgicas brasileiras foram instaladas próximo ás jazidas de minério de ferro, como as de Minas Gerais.

    c)Na atualidade, há uma reorganização espacial das indústrias no mundo, motivada em parte por uma acelerada modernização do sistema de transporte e de comunicação.
    f)-Os processos de urbanização e de industrialização sofrem uma influencia mútua ao longo do tempo, porque as cidades ou crescem em torno das industrias nascentes ou atraem industrias, que fazem com que elas cresçam.

    13)-Após 1970, houve uma relativa desconcentração industrial da Grande São Paulo e um crescimento maior em outros estados brasileiros.
    São causas dessa desconcentração, exceto:
    a)-a incapacidade da região de gerar energia suficiente para atender à demanda industrial.

    14)-Nos últimos anos, o Brasil experimentou um amplo processo de privatização da economia.

    É incorreto afirmar que esse processo:
    c)-fortaleceu a presença do Estado brasileiro dentro das fronteiras políticas nacionais em relação tanto ao capital especulativo quanto ao produtivo, que interferem na economia do país.

    ResponderExcluir
  11. 15)Sobre o papel do Estado no processo de industrialização brasileiro, assinale a alternativa correta.

    a)Foi responsável pelos investimentos em infraestrutura e transporte, pelos investimentos direto no setor industrial e se omitiu na criação de uma legislação trabalhista.

    16)Essa expressão significa:

    c)a concessão de amplos benefícios fiscais por parte de alguns estados para atraírem investimentos industriais em seu território.

    17)Sobre as consequências desses investimentos para o setor industrial brasileiro, é correto afirmar:

    d)O grande volume de IDE no Brasil coincidiu com políticas de incentivo á desconcentração espacial da indústria brasileira.

    18)Quanto á distribuição espacial da indústria brasileira, considere as seguintes afirmações:
    Está(ão) correta(s):

    d)apenas II e III.

    19)Assinale a alternativa que não indica uma característica da economia brasileira, na passagem do sec. XX para o sec. XXI.

    b)A economia brasileira tem recursos naturais e mão de obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma do país subdesenvolvido.

    Danielle & Raquel

    ResponderExcluir
  12. Enem
    1- Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo destaca esta situação.
    ( texto )
    Pode- se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada :
    D – As novas formas de gerenciamento de produção em novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam

    2- ( textos )
    É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:
    C- Diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e , para o segundo, a política de substituição de importações.

    Vanessa, Tayná e Renata.

    ResponderExcluir
  13. Questões de vestibulares
    1 – A- Neste caso podemos citar, a “ guerra fiscal ‘’, entre municípios e estados, por meio de incentivos para atrair o capital industrial para suas regiões, além do fato das empresas buscarem vantagens competitivas como: a diminuição do custo de produção, terrenos e mão de obra mais baratos, sindicatos menos organizados, menor carga tributária e infraestrutura saturada.
    1- B- Devido a urbanização, á demanda por maiores serviços.

    2- A- As indústrias siderúrgicas são de muita importância, para o processo de industrialização, através delas foi criada a companhia Vale do Rio Doce. Com a implantação das indústrias siderúrgicas o Brasil passou a ter indústrias de bens de produção apoiada em investimentos estatais, ou seja menor dependência externa. As siderúrgicas são ainda indústrias de base.


    B- A implantação se deu no governo de Getúlio Vargas através da intervenção do governo.


    3- A- A partir dos anos 50.

    b- A industrialização brasileira a partir desse momento começou a se expandir e diversificar suas atividades.

    Vanessa, Tayná e Renata.

    ResponderExcluir
  14. Testes de vestibular
    1- Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo de industrialização brasileira entre 1930 e 1980 é correto afirmar que o Estado brasileiro:

    A- Investiu na chamada industrial de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pela criação da legislação trabalhista.

    2- Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que :

    D – Esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

    3- A respeito das disparidades regionais do Brasil, é correto afirmar que:


    C – Elas foram adquirindo as suas características atuais com a industrialização do país e tornaram- se assunto da política nacional a partir dos anos 1950.

    4- Dentre os motivos que podem explicar esses
    Fatos citam-se:
    B –A forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que indústrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infraestrutura de transportes e comunicações.


    5- A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial que se destaca no contexto nacional pelo:

    A- Desenvolvimento da indústria de ponta , estimulado pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre comunidade acadêmica e empresariado.

    6- O processo de industrialização brasileira encontrou no centro –sul do país ,principalmente em São Paulo , os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão de obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes, e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é incorreto afirmar que :
    C- O processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando, assim, a produção industrial por regiões.
    7- As hachuras, no mapa, representam áreas de:

    E- Concentração industrial.


    8- No período pré-industrial brasileiro, quando a economia nacional era dominada basicamente pelas atividades agrícolas de exportação, a organização do espaço geográfico era do tipo:
    E- Áreas isoladas ou “ arquipélagos’’, onde não havia um espaço nacional integrado.
    9- O conjunto de investimentos a que se refere o texto consistia, entre outros:

    ( RESPOSTA ) D- Na ampliação significativa da capacidade instalada de energia elétrica, no aumento do número e na modernização das rodovias e no crescimento do setor de bens de produção e da indústria automobilística.

    Vanessa, Tayná, Renata.

    ResponderExcluir
  15. 10- Sobre a industrialização brasileira, estão corretas:

    A- I, II, III.

    11- Considere os textos;
    Referem- se á industrialização brasileira os textos:
    D– I, II, III, e IV.

    12- ( texto ) Sobre esse assunto é correto afirmar:

    Que as alternativas B, E e F estão corretas.


    13- Após 1970, houve uma relativa desconcentração industrial da Grande São Paulo e um crescimento maior em outros estados brasileiros.
    São causas dessa desconcentração exceto:

    A- A incapacidade da região de gerar energia suficiente para atender á demanda industrial.

    14- Nos últimos anos, o Brasil experimentou um amplo processo de privatização da economia.

    É incorreto afirmar que :

    C - fortaleceu a presença do Estado brasileiro dentro das fronteiras políticas nacionais em relação tanto ao capital especulativo quanto ao produtivo, que interferem na economia do país.

    15- Com o crescimento econômico ocorrido durante o século XX, o Brasil pode ser considerado um país industrializado, embora os males do subdesenvolvimento continuem presentes. O processo de industrialização brasileira contou com um agente de fundamental importância : o Estado Nacional.

    A- Foi responsável pela construção dos setores de infraestrutura e transporte, pelo investimento direto no setor industrial e pela criação de uma legislação trabalhista.


    16- Ultimamente, a imprensa tem utilizado a expressão “ guerra fiscal’’ para denominar o tipo de relacionamento entre os estados da Federação.
    Essa expressão significa:
    C – A concessão de amplos benefícios fiscais por parte de alguns estados para atraírem investimentos industriais em seu território.


    17- Na segunda metade dos anos 1990, o Brasil foi um dos países que mais receberam investimento direto estrangeiro ( IDE ) em todo o mundo, superando até mesmo países como o Canadá e Alemanha.

    Sobre as consequências desses investimentos para o setor industrial brasileiro, é correto afirmar:

    D- O grande volume de IDE no Brasil coincidiu com políticas de incentivo à desconcentração espacial da indústria brasileira.


    18- Quanto à distribuição espacial da indústria brasileira, considere as afirmações :
    D- Apenas II e III.
    19- Assinale a alternativa que não indica uma característica da economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI.
    B- A economia brasileira tem recursos naturais e mão de obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma de país subdesenvolvido.

    Vanessa, Tayná e Renata.

    ResponderExcluir