terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do meio-ambiente



 Serve como trabalho extra... pesquise na internet ou tv, sobre artigos, vídeos, imagens, etc. Postem uma resenha crítica sobre este conteúdo... em qualquer linguagem!!!

9 comentários:

  1. Vivemos no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte: a água, o ar, a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas , as árvores, as plantas, os animais, o nosso clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas.
    Afetando-nos direta e indiretamente o meio ambiente é importante a todos nós seres humanos, sendo necessário o cuidado, juntamente com o cultivo de todos.
    Presenciamos dia a dia nas telecomunicações notícias demonstrando de como o homem prejudica a natureza. E esse mau-tratamento acarretado muitas vezes pelo homem pode nos ser prejudicial num futuro muito próximo.
    Já imaginou a gente sem água? Impossível não é mesmo? Com toda certeza que é impossível a vida sem água, mas é isso que irá acontecer com este recurso natural, se nós não começarmos, por exemplo, a economia , ou a preservação dos mares, rios e também dos oceanos.
    O mesmo ocorre com as nossas florestas, pois cada dia aumenta o número de matas sendo desmatadas e destruídas, tudo isso para o trabalho do homem. E o mesmo acontece com os nossos animais, sendo extintos e também inúmeras plantas de nossa flora, tudo sendo destruído.
    Sem falar da poluição que convivemos diariamente, pois as fumaças que os carros soltam, e indústrias colaboram para que os índices da poluição só aumentem.
    Portanto sabemos perfeitamente que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, o mais saudável que aconteça é toda a humanidade tomar consciência da importância que o meio ambiente nos faz, começando as providencias e as preservações, ou seja, mobilizando a todos. Pois sem estes recursos: água, terra, ar, afetados, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as conseqüências, pois os prejudicados serão os humanos também.

    ResponderExcluir
  2. Resenha Critica..........
    La vamos nós, outra vez falar de meio ambiente estamos cansados de saber o que fazer, para economizar energia, o que falta é agir, tira do papel, parar de apontar “o fulano” quem gasta energia, e começar analisar a nossa casa, como é o nosso dia a dia diante disso tudo, isso não quer dizer que temos que nos privar do uso de energia (o que pra mim seria impossível) basta apenas usarmos a energia de um modo mais RACIONAL.
    Temos que melhorar nosso comportamento diante disso tudo porque falta de informação não é, na hora de comprar por exemplo, uma geladeira, a maioria não olha a quantidade de carga consumida pela geladeira, nos preocupamos com a cor, a marca; e o meio ambiente como fica ......por isso é que digo falar é fácil, difícil e dar o exemplo....
    Na hora de comprar uma lâmpada pra nossa casa, a maioria compra a mais barata, pena que esse barato sai caro no final do mês, a lâmpada fluorescente é um pouco mais cara, mais ao compra-lá vamos ter uma luminosidade melhor na nossa casa e que gasta menos energia....
    São esses pequenos atos que fazem a diferença, porque já imaginou todo mundo desligando as luzes quando não necessária, o tanto de energia, que vamos economizar. Vamos parar de esperar o outro agir a hora de agir é agora.
    Temos que pensar muito bem nos nossos atos, pois são eles que podem ajudar ou piorar ainda mais o MEIO AMBIENTE...
    RECOMENDO DAREM UMA OLHADA NOS SEGUINTES VIDEOS:
    Como economizar dinheiro com a energia domestica;
    Parte 01: http://www.youtube.com/watch?v=DvzJGD8_-_0&feature=related
    Parte 02: http://www.youtube.com/watch?v=ZBh3rgKUXp0&feature=relmfu
    E veja também: http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc que explica de forma divertida como economizar ....


    Jose Rodrigo, Bruna, Gessica.............XD

    ResponderExcluir
  3. Falar sobre o Meio Ambiente tornou-se comum há algumas décadas. É necessário ressaltar que a falta de ação é muito expressiva, dando abertura a diversos males: poluição do ar, do solo e dos lençóis freáticos, desmatamento, diminuição da água potável, destruição da camada de ozônio e consequente efeito estufa.
    Essas consequências, porém, podem ser evitadas se não diminuídas. Para que isso se torne real, bastam algumas atitudes sustentáveis. A reciclagem seria um bom começo, pois ela transforma objetos em desuso em produtos para o nosso consumo. Outra opção possível, seria a prática de caminhar, já que essa ação contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes provinda de automóveis, além de ser uma ótima atividade física.
    A sustentabilidade deve estar presente permanentemente em nosso cotidiano, pois seu objetivo é o uso de recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Com esta mesma meta, a Rio + 20 será realizada nos dias 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. A Rio + 20 é assim conhecida porque marca os vinte anos da realização da Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
    É essencial, que a população se conscientize dos males causados pelos problemas ambientais, assim como de políticas que revertam tal situação. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as suas gerações futuras viverão sem riscos.


    Denise, Nahara, Josiane XD

    ResponderExcluir
  4. É muito importante que cada indivíduo neste mundo entenda que o ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos. Qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, e isso é muito ruim para a humanidade inteira. Hoje, vários tipos de problemas graves de saúde, como o câncer, estão aumentando rapidamente em todo o mundo e a principal razão por trás do aumento dessas doenças está na maior quantidade de poluição no meio ambiente.
    No contexto atual, vemos uma maior tomada de consciência da sociedade sobre os níveis de poluição e, portanto, estamos observando algumas ações de mudança de atitude. Porém, ainda é necessário muito trabalho para ser feito por todos nós, de modo que tenhamos de fato um ambiente limpo e saudável. O primeiro passo para essa mudança é conscientizar as pessoas sobre a importância do ambiente limpo, e como ele pode ajudar-nos a permanecermos saudáveis.

    ÂNGELO, ANA CAROLINA, IURI E RODRIGO

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. MEIO AMBIENTE .

    Cuidar é a melhor forma de preservar.
    No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
    • O processo de reciclagem é muito importante para o meio ambiente;
    • O aquecimento global é um dos principais problemas do meio ambiente na atualidade ;
    • As florestas e matas estão perdendo espaço e os problemas para o ambiente estão aumentando;
    • A queima de combustíveis fósseis, as queimadas irregulares e outros fatores também prejudicam o ambiente;

    - Em 1983, pesquisadores fizeram uma descoberta que gerou muita preocupação: havia um buraco na camada de ozônio na área da estratosfera sobre o território da Antártica. Este buraco era de grandes proporções, pois tinha cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Na década de 1980 outros buracos de menor proporção foram encontrados em vários pontos da estratosfera. Com o passar do tempo, estes buracos foram crescendo (principalmente o que fica sobre a Antártica), sendo que em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhões de quilômetros quadrados. A existência de buracos na camada de ozônio é preocupante, pois a radiação não é absorvida chega ao solo, podendo provocar câncer de pele nas pessoas, pois os raios ultravioletas alteram o DNA das células.Esse buraco também tem uma leve relação com o aumento do aquecimento global.
    Cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

    Amanda, Débora e Thalita

    ResponderExcluir
  7. Como todos já disseram falar sobre o Meio Ambiente já virou rotina,não é mesmo?
    Mas na verdade deveríamos nos preocuparmos cada vez mais,e agirmos também,pois pesquisa do IBGE alerta que restam apenas 12% da mata atlântica.Já o cerrado,maior bioma brasileiro,perdeu metade de sua área.
    A proporção da devastação do Brasil não amazônico é quatro vezes maior do que a destruição da Amazônia,onde 14,8% foram desmatados.
    Nos indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012,O IBGE aponta pela primeira vez o retrato do desmatamento em todos os biomas.
    Embora a Rio+20 não seja um evento sobre meio ambiente, e sim sobre sobre desenvolvimento sustentável, o tema é um de seus pilares.
    E ela pode ser como na verdade é uma grande oportunidade pra nossa geração,em busca de um mundo melhor, não perca tempo faça sua parte.

    Elizama,Rônia,Thamyres

    ResponderExcluir
  8. Teorias do crescimento demográfico no Brasil
    Como Thomas Malthos pensava o capitalismo não é culpado da miséria do povo. A desigualdade social existe, mas a culpa é do pobre!
    Pensando hoje nessa teoria, pode-se perceber que a uma contradição, mas tem sentido já que segundo Malthos a riqueza e a pobreza são questões de escolhas. A escolha se manifesta no momento de constituição de família (casamento), o rico se casa com uma rica e o pobre com uma mais pobre.
    O pobre quando se casa, arruma vários filhos e o rico geralmente um ou dois, a população começa a crescer mais rápido que a produção de alimentos, sem levar em conta a tecnologia.
    No Brasil, são claros os exemplos. A falta de planejamento familiar, cresce onde as pessoas tem baixo nível de alfabetização, desemprego constante. As famílias tem dificuldade em arrumar moradia, surgindo as comunidades em lugares afastados do centro, afetando a população pela falta de infraestrutura e falta de saneamento básico.

    ResponderExcluir
  9. Saudades do tempo que usava esse Blog, mas como tudo na vida passa... Ainda bem que restam as boas lembranças e as nossas amizade...

    Abraços Tadeu.

    E que venha mais Professores otimos como vc afinal, a nossa Juventude ta precisando e muito..

    ResponderExcluir