segunda-feira, 23 de abril de 2012

Trabalho sobre energia

A energia é um dos assuntos mais estratégicos no mundo atual, para tanto, neste trabalho estaremos abordando os seguintes aspectos: 1 - Diferenciar fontes de energias limpas de fontes de energia sujas; 2 - Descrever os projetos de geração de energia implementados pelo Brasil desde a década de 1970, diferenciando a participação de cada uma delas no nosso país; e 3 - Fazer um ligeiro panorama mundial da produção e do consumo de energia. Bom trabalho a todos e parabéns pelo empenho de vocês no blog!

18 comentários:

  1. 1) fontes de energia suja são as fontes de energia que
    poluem o ambiente, ou seja, emitem gases ou outras substâncias para o
    meio ambiente. As energias não limpas são as energias não renováveis,
    isto é, os combustíveis ósseis (carvão, petróleo bruto e gás
    natural) e o urânio. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás
    natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono,
    metano, entre outros gases. São energias poluentes ou sujas.

    , fontes de energias limpas são as quais não poluem a natureza como:
    energia aéolica, e a usina hidrelétrica. Mas a usina hidréletrica na
    construção ela tem danos ambientais sim, pois varias éspecies de
    peixes deixarão seu habitate , as matas que ficam envoltam vão sendo
    removidas , mas depois da construção tudo fica normal. Pois além de
    não causar danos s saude humana prejudica os animais

    Por isso devemos utilizar-se cada vez mas as energias limpas, que
    além de não serem poluentes são inesgotáveis, ou seja as fontes de
    energia renovável. E não esqueçendo que as fontes de energia surjas
    causam grande agravamento no aquecimento global por exemplo para cada
    10g de urânio e preciso de 700g de óleo e 1200g de carvão pois
    enguanto isso o urânio casta menos ele e o que polui mais causando a
    chuva ácida.


    3) Fazer um ligeiro panorama mundial da produção e do consumo de energia.
    Os três países maiores produtores de energia primária do mundo são : USA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá , que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial.

    Os maiores consumidores de energia do mundo são USA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.

    Elizama,Thamyres,Ronia=)

    ResponderExcluir
  2. 2)Descrever os projetos de geração de energia implementados pelo Brasil desde a década de 1970, diferenciando a participação de cada uma delas no nosso país;

    sociedades humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético a sua subsistência. Para isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de produção, transporte e armazenamento de energia. As principais formas de produção de energia são: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.


    Energia mecânica

    Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial "p".

    Dessarte (portanto, então, concluindo), num sistema em equilíbrio, a energia mecânica total é igual a zero.

    Energia potencial

    É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta a ser modificada noutras formas de energia e, consequentemente, a produzir trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma seta. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz, por sua vez, o uso da energia cinética produz um ganho de energia potencial.

    Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados com as diferentes formas de energia (ver abaixo) dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.

    * A energia potencial gravitacional na superfície da Terra é proporcional à altura (h) do corpo (medido em relação a um determinado nível de referência que pode ser, por exemplo, o chão nessa localização).

    É calculada pela expressão: !Ep_g = p.h ou !Ep_g = m.g.h

    * A energia potencial elástica está associada a uma mola ou a um corpo elástico.

    É calculada pela expressão (no caso ideal): !Ep_e = frac{k.x^2}{2}

    K= Constante da mola (varia para cada tipo de mola, por exemplo, a constante da mola de um espiral de caderno é bem menor que a constante da mola de um amortecedor de caminhão).

    X= Variação no tamanho da mola.

    * A energia potencial elétrica está relacionada com uma carga qualquer "q" de uma partícula situada a uma distância "d" de uma carga de prova "Q".

    É calculada pela expressão: !Ep_el = frac{k.q.Q}{d^2}, sendo !V = frac{k.Q}{d^2}, podemos substituir: !Ep_el = q.V

    k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.

    V= potencial elétrico.

    q= carga da partícula.

    d= distância entre a partícula e o referencial.

    Q= carga do referencial.

    Energia cinética

    Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética. A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma relação química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva.

    É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por: !E_c = frac{mv^2}{2}

    m= massa do corpo.

    v= velocidade do corpo.

    Elizama,Thamyres,Ronia

    ResponderExcluir
  3. Isto significa que quanto mais rapidamente um objeto se move, maior o nível de energia cinética. Além disso, quanto mais massa tiver um objeto, maior é a quantidade de energia cinética necessária para movê-lo.

    Para que algo se mova, é necessário transformar qualquer outro tipo de energia neste. As máquinas mecânicas - automóveis, tornos, bate-estacas ou quaisquer outras máquinas motorizadas - transformam algum tipo de energia em energia cinética.

    Energia química

    É a energia que está armazenada num átomo ou numa molécula. Existem várias formas de energia, mas os seres vivos só utilizam a energia química.

    A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A água é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia. A glicose é uma substância com ligações ricas em energia.

    Os seres vivos utilizam a glicose como principal combustível (fonte de energia química); entretanto, esta molécula não pode ser utilizada diretamente, pois sua quebra direta libera muito mais energia que o necessário para o trabalho celular. Por isso, a natureza selecionou mecanismos de transferência da energia química da glicose para moléculas tipo ATP (adenosina trifosfato). Os primeiro seres vivos criaram o primeiro destes mecanismos: a fermentação. A fermentação anaeróbia, além do ATP, gera também etanol e dióxido de carbono (CO2). A presença de CO2 na atmosfera possibilitou o surgimento da fotossíntese. Este processo fez surgir o O2 (oxigênio) na atmosfera. Com o oxigênio, outros seres vivos puderam desenvolver um novo mecanismo de transferência de energia química da glicose para o ATP: a respiração aeróbica.

    As relações químicas geralmente produzem também calor: um fogo a arder é um exemplo. A energia química também pode ser transformada em qualquer forma de energia, por exemplo, em eletricidade (numa bateria) e em energia cinética (nos músculos ou nos motores a gasolina).

    Energia nuclear

    É a energia produzida pelas reações nucleares: isso é, pela fissão ou pela fusão de átomos, quais são transformados, sobretudo em energia mecânica e calor, quer sob controle num reator nuclear quer numa explosão de uma arma nuclear. O Sol produz o seu calor e a sua luz por fusão nuclear de átomos de hidrogênio em hélio.

    Elizama,Thamyres,Ronia

    ResponderExcluir
  4. Energia eletromagnética

    Está associada aos fenômenos eletromagnéticos: a eletricidade, o magnetismo e a radiação eletromagnéticos (luz). Exemplo do seu uso: nas nossas casas a energia elétrica é convertida em trabalho pelos eletrodomésticos (normalmente através de motores que usam o princípio da indução eletromagnética) ou em luz pelas lâmpadas, entre diversas outras formas de uso em que esta forma de energia é convertida em outra.

    A Energia elétrica é medida em kWh (kilowatts-hora) e equivale ao produto da potência e o tempo em que é utilizada. !E_el=P.t

    Eel= Energia elétrica.

    P= Potência.

    t= Tempo.

    Fórmula esta útil para calcular e/ou prever certos dados sobre a conversão de energia, por exemplo, em um aparelho que use eletricidade para produzir calor poderá ser usada para prever a temperatura máxima alcançada por este aparelho, bastando para isso igualá-la a fórmula da energia calorífica (!Q = m.c.(t_f-t_i)), considerando o rendimento (porcentagem de potência convertida de fato em calor) do aparelho elétrico.

    Energia de fácil obtenção, é utilizada como alternativa no desenvolvimento de equipamentos cada vez mais modernos que antes usavam outras formas de energia (em especial a mecânica) devido à crescente modernização da indústria eletrônica. As usinas -em especial as hidrelétricas- nos fornecem essa energia. Visto que existe uma constante preocupação em desenvolver cada vez mais meios de obtenção de energia alternativa que não agridam o meio ambiente e nos proporcionem eletricidade da maneira mais eficiente possível.

    Energia radiante

    É a energia associada à radiação eletromagnética: luz, as ondas de rádio e os raios de calor (infravermelhos). O calor radiante não é o mesmo que a variante de energia cinética chamada de «energia térmica», mas quando os raios infravermelhos atingem um objeto fazem com que as suas moléculas se movam mais depressa, convertendo-se energia térmica.

    Elizama,Thamyres,Ronia

    ResponderExcluir
  5. ENERGIA...............................
    TRABALHO Unidade 2
    1) Diferença entre energia suja e energia limpa, mas hoje chamadas de energia renováveis (Que continuam disponíveis depois de serem utilizadas, que seriam no caso,energia eólica, solar, hidrelétricas entre outras;) e não renováveis e não-renováveis(ou seja,que são limitadas demoram milhões de anos se formarem novamente é o caso do petróleo,gás natural e carvão mineral, os combustíveis fosseis assim chamados por se originarem de restos de animais e vegetais soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares.
    2)Vamos lá, sabemos que o Brasil, tem um grande potencial energético, o que falta para atingir a auto-suficiência, é uma política energética com planejamento e execução bem intencionados.
    Vamos por partes:
    *PETROLEO: Em 1953,Getúlio Vargas criou a Petrobrás e instituiu o monopólio Estatal na Extração, Transporte e refino do petróleo no Brasil, monopólio exercido em 1995; com a crise do petróleo em 1973,houve a necessidade se aumentar a produção interna,nisso surgi a idéia “Se uma empresa encontrasse petróleo, os investimentos feitos eram reembolsados e ela se tornaria sócia da petróbrás,”mas ninguém achou Petroleo e em 1988, foi declarado proibido esse tipo de contrado com a Petrobras .
    Em 1975,0 Brasil produzia apenas 14% do petróleo que consumia, o que nos colocava numa posição bastante frágil tornava a nossa economia muito suscetível as oscilações externas no preço do petróleo, Já em 1999 o pais supria 62% de suas necessidades de consumo.
    *ENERGIA ELÈTRICA: Em 1994 0 Brasil tinha um potencial energético de 260 mil MW, e deste 90% era obtido a partir em usinas Hidreletricas.
    A produção de energia elétrica teve impulso a partir da década de 70 e inicio da 80,coma crise do petroleo a energia elétrica recebeu investimentos, come esperança de suprir a falta de petróleo,nessa época foram construídas as grandes Usinas no Brasil.
    *ALCOOL: Em 1975 foi criado o Programa Nacional do Álcool(Proálcool) com intenção de substituir o petróleo e outra s fontes de energia.
    Não deu certo devido o governo pagar um preço muito baixo pela cana-de-açucar, fazendo com que muitos médios produtores fossem a falência.
    3) Das diversas fontes de energia, o petróleo continua como o mais importante, sendo responsável por 39 % da produção de energia no mundo, seguido do carvão, com 24,2 %, do gás natural com 22,1 % . A geração de eletricidade a partir de energia hidráulica a seguir com 6,9 % seguida da eletricidade de origem nuclear com 6,53 % e finalmente fontes renováveis de energia, como solar, eólica e biomassa com 0,5 %.
    Maiores produtores e consumidores, os três países maiores produtores de energia primária do mundo são : USA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá , que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial.
    Os maiores consumidores de energia do mundo são USA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e Alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.

    Grupo: Bruna, Jose Rodrigo, Gessica ......................................XD................

    ResponderExcluir
  6. 1- Diferencie fontes de energias limpas de fontes de energias sujas:
    Energia limpa: É aquela que não polui ou polui menos, na produção e no consumo, como a energia hídrica, a eólica ( dos ventos ) e a solar. A energia suja ao contrário da limpa tende a poluir aumentando o efeito estufa, podemos citar como exemplo, a energia nuclear, a hidráulica e os combustíveis fósseis.

    2- Descreva os projetos de energia implementados pelo Brasil, desde a década de 1970, diferenciando a participação de cada uma delas no nosso país. Nos anos 1970, após a primeira crise do petróleo, cujo preço disparou mundialmente, o país começou a diversificar a matriz de energia, investindo no álcool combustível ( programa Pró- Álcool ) e na energia nuclear ( usinas de Angra dos Reis ). Nos anos de 1990, foi à vez do gás natural, com a exploração de jazidas e a construção de gasodutos Bolívia- Brasil. Na última década, o Brasil alcançou autonomia em petróleo e está aumentando suas reservas com as jazidas na camada pré-sal do fundo do mar. O país também conseguiu ampliar a produção e o consumo de sua energia renovável, com uma mudança importante: aumentou sua produção de álcool combustível ( etanol ) e a partir de 2003 passou a produzir em larga escala carros flex, que funcionam com etanol e gasolina. Em 2007, pela primeira vez o etanol ocupou a segunda posição como energético mais usado em nossa matriz, suplantando a água ( hidreletricidade).

    3- Faça um ligeiro panorama mundial da produção e do consumo de energia.
    A matriz energética mundial funciona da seguinte forma 87,1 % desta não é renovável, sendo 33,2 % de petróleo e derivados, 21,1%de gás natural, 27,0% de carvão mineral, 15,8% de urânio. O restante 12,9% é a energia renovável, sendo 2,2% de hidrelétricas 10,0% de álcool, lenha, biomassa e lixo, e 0,7% de outras.

    Alunas: Vanessa, Thayná, Renata

    ResponderExcluir
  7. 1 - Diferenciar fontes de energias limpas de fontes de energia sujas;
    R= Todas as fontes de energias, tanto limpas quanto as sujas produzem algum tipo de resíduos. Porem as Energias Limpas, não produzem resíduos no processo de sua queima ( exemplos: eólica, hidrelétrica, nuclear, solar, gás natural e biocombustíveis.), já as Energias Sujas, ao serem utilizadas, tem impactos como liberação de CO², que são poluentes ao meio ambiente ( exemplos: combustível fósseis, nuclear e hidráulica.)

    2 - Descrever os projetos de geração de energia implementados pelo Brasil desde a década de 1970, diferenciando a participação de cada uma delas no nosso país;
    R= O Brasil tem potencial hidrelétrico elevado, a utilização da energia usando a biomassa como fonte 1ª é enorme, e o petróleo e o gás natural tiveram um grande aumento.
    Petróleo :
    Em 1953: (Governo Vargas)
    *Criação da Petrobrás ;
    *Instituição do monopólio estatal ;
    Energia Elétrica :
    Em 1994:
    *O país mostrou um potencial hidrelétrico de mais de 260milMW ;
    *Estimava se que 90% do total, era obtido em usinas hidrelétricas, 10% em termelétricas ;
    *Durante as décadas 70 e 80 o impulso foi maior no setor de energia elétrica, pois com os choques do Petróleo em 1973 e 1979, a produção de energia começou a receber maior nº de investimentos, por ser fonte alternativa do petróleo.
    Álcool :
    Em 1975:
    *Criação do PROÁLCOOL. Intervenção de substituição do petróleo por outras fontes de energia.
    E m 1989 :
    *Diminuição dos subsídios pelo álcool, com isso a falência do setor.
    O governo parou de comprar cana de açúcar e começou a troca ló pelo álcool das usinas, com isso os proprietários médios e pequenos portes foram a falência .

    3 - Fazer um ligeiro panorama mundial da produção e do consumo de energia.
    O Petróleo continua o pioneiro com 39% da produção de energia mundial ,seguido o carvão com 24.2%, o gás natural com 22.1%, a hidroeletricidade com 6.9%, a eletricidade nuclear com 6.53%, a eletricidade de fontes renováveis com 0.5%.
    Cinco países concentram se 49.3% da produção de energia 1ª mundial são eles:
    *USA, Rússia, China, Arábia Saudita e Canadá.
    Já os cinco maiores consumidores são :
    *USA, China, Rússia, Japão e Alemanha.

    beeijosssssssss...
    Eliza Daiana e Thaís

    ResponderExcluir
  8. A Energia Limpa se renova continuamente na Natureza, sendo, por isso inesgotável. É aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua promoção e consumo.
    São cinco os tipos de energia limpa ou renovável:

    • SOLAR: A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. As placas solares usam o calor do sol para aquecer água;
    • EÓLICA : O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica;
    .• DAS MARÉS: As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial;
    • BIOGÁS: Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo;
    •BIOCOMBUSTÍVEIS: Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.
    Já a Energia Suja é aquela cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas. A exploração e a queima desse recurso não-renovável reduzem a biodiversidade, degradam os ecossistemas e comprometem os recursos hídricos, destruindo também o potencial turístico de áreas inteiras, esses são os motivos pelos quais a energia térmica, que é gerada a partir do carvão mineral não é bem vista e acaba por ser classificada como “energia suja”.


    Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares também são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.
    As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.

    Denise, Josiane, Nahara (:

    ResponderExcluir
  9. Após os choques do petróleo de 1970, o Brasil passou a se concentrar no desenvolvimento de fontes alternativas de energia, principalmente o etanol. Suas grandes fazendas de cana-de-açúcar ajudaram muito nesse processo. No ano de 1985, 91% dos carros produzidos funcionavam em etanol de cana. Hoje, o país manteve o índice. Esta é uma grande conquista, considerando que outros países no mundo ainda dependem muito do petróleo. O Brasil dispõe da hidroeletricidade para mais de 3/4 de sua matriz energética, mas as autoridades estão incentivando as energias de biomassa e eólica como alternativas primárias. O maior potencial de energia eólica no Brasil é durante a estação seca, por isso esse tipo de energia é excelente contra a baixa pluviosidade e a distribuição geográfica dos recursos hídricos existentes no país.

    Porém, a fonte de energia mais importante ainda para o Brasil é o petróleo, que existe em quantidade insuficiente no país – apesar de algumas descobertas recentes dessa riqueza mineral. Mais de 40% do total do petróleo que consumimos é importado. Esse combustível fóssil é responsável por cerca de 35% do consumo nacional de energia. O gás natural, que normalmente surge associado ao petróleo em certos terrenos sedimentares, participa com 0,6% desse consumo, sendo todo ele produzido internamente.A energia hidráulica, que representa 32,5 % do consumo energético do país, ainda é subaproveitada: apenas 25% do potencial hidroelétrico foi aproveitado até 1990 para a obtenção de energia elétrica. Restam 75% do potencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontes de energia. Mas no tocante à produção de eletricidade, a fonte hidráulica ganha longe das demais: cerca de 93% da energia elétrica do país provém de usinas hidroelétricas e apenas 7% é fornecido por usinas termelétricas.As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que o homem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis e as não-renováveis.

    Denise, Josiane, Nahara XD

    ResponderExcluir
  10. O petróleo é a principal fonte de energia do planeta, seguida pelo carvão mineral e pelo gás natural. Isso é preocupante, visto que 90% da energia consumida no planeta é provida de fontes não-renováveis, quer dizer, que um dia vã se esgotar. Isso não quer dizer que faltará energia no mundo, mas que haverá, um trabalhoso e caso período de transição para nos acostumarmos com a utilização de um novo tipo de energia.

    Os três países maiores produtores de energia primária do mundo são: EUA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá, que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial. Os maiores consumidores de energia do mundo são EUA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e Alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.

    Denise, Josiane, Nahara :P

    ResponderExcluir
  11. 1-A Limpa podemos considerar que é a energia que ao ser produzida não emite qualquer tipo de resíduo, quer seja atmosférico ou sólido.
    Exemplos de energias:
    Eólica
    Fotovoltaica
    Solar Térmica
    Geotérmica
    Biomassa
    Maremotriz (ondas, marés)
    As energias sujas são aquelas que são obtidas através de uma combustão (Petróleo, gás natural, carvão) (emissão de CO2, CO, Nox, Sox) ou o caso da nuclear que apesar de apenas lançar vapor de água na atmosfera, tem outro resíduo que neste caso são os resíduos radioativos (muito prejudiciais e sem eliminação correta descoberta).
    2-Após os choques do petróleo de 1970, o Brasil passou a se concentrar no desenvolvimento de fontes alternativas de energia, principalmente o etanol. Suas grandes fazendas de cana-de-açucar ajudaram muito nesse processo. No ano de 1985, 91% dos carros produzidos funcionavam em etanol de cana. Hoje, o país manteve o índice. Esta é uma grande conquista, considerando que outros países no mundo ainda dependem muito do petróleo.
    3-O consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um país como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos.Entretanto, o esgotamento progressivo das reservas mundiais de petróleo é uma realidade cada vez menos contestada. A Bristish Petroleum, em seu estudo “Revisão Estatística de Energia Mundial de 2004”, afirma que atualmente as reservas mundiais de petróleo durariam em torno de 41 anos, as de gás natural, 67 anos, e as reservas brasileiras de petróleo, 18 anos.A matriz energética mundial tem participação total de 80% de fontes de carbono fóssil, sendo 36% de petróleo, 23% de carvão e 21% de gás natural

    Ana Carolina, Samara

    ResponderExcluir
  12. 1) Diferenciar fontes de energias limpas de fontes de energia sujas;

    *Bom , fontes de energias limpas são as quais não poluem a natureza como: energia aéolica, e a usina hidrelétrica. Mas a usina hidréletrica na construção ela tem danos ambientais    sim, pois varias éspecies de peixes deixarão seu habitate , as matas que ficam envoltam vão sendo removidas , mas depois da construção tudo fica normal.
      Fontes  de  energia   suja  são as fontes de energia que poluem o ambiente, ou seja, emitem gases ou outras substâncias para o meio ambiente. As energias não limpas são as energias não renováveis, isto é, os   combustíveis  ósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono, metano, entre outros gases. São energias poluentes ou sujas.
    Por  isso   devemos  utilizar-se cada vez mas as energias limpas, que além de não serem poluentes são inesgotáveis, ou seja as fontes de energia renovável.

    Equipe: Érika,Tailane, Wesley.

    ResponderExcluir
  13. 2)Descrever os projetos de geração de energia implementados pelo Brasil desde a década de 1970, diferenciando a participação de cada uma delas no nosso país.

    *Nos anos 70, após a primeira crise do petróleo cujo preço se elevou em todo mundo, o Brasil começou a diversificar a matriz de energia, investindo no álcool combustível como fez ao criar o programo PRÒ-ÁLCOOL foi um programa bem-sucedido de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhões de veículos a álcool hidratado. Acrescido a isso, o Programa substituiu por uma fração de álcool anidro (entre 1,1% a 25%) um volume de gasolina pura consumida por uma frota superior a 10 milhões de veículos a gasolina, evitando, assim, nesse período, emissões de gás carbônico da ordem de 110 milhões de toneladas de carbono (contido no CO2), a importação de aproximadamente 550 milhões de barris de petróleo e, ainda, proporcionando uma economia de divisas da ordem de 11,5 bilhões de dolares. Também investiu na energia nuclear criando usinas em angra dos Reis Além das usinas Angra 1 e 2 e das obras da Usina Angra 3, a área da Central abriga, ainda, duas subestações elétricas (138 e 500 kV) operadas por Furnas Centrais Elétricas S.A., os depósitos de armazenamento de rejeitos de baixa e média atividade e diversas instalações auxiliares (prédios de engenharia, almoxarifados etc.).
    A potência total das usinas é de 2007 MW, dos quais 657MW em Angra 1 e 1350MW em Angra 2. Adicionalmente, está em construção a usina nuclear Angra 3, com capacidade idêntica a Angra 2 e entrada em operação prevista para 2014.
    Nos anos de 1990, foi à vez do gás natural, com a exploração de jazidas e a construção de gasodutos Bolívia- Brasil. O Gasoduto Bolívia-Brasil, também conhecido como Gasbol, é uma via de transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil com 3.150 quilômetros de extensão, sendo 2.593 em território brasileiro (trecho administrado pela TBG) e 557 em território boliviano (trecho administrado pela GTB).Quanto a energia elétrica em 1994 o Brasil tinha um potencial energético de 260 mil MW, e deste 90% era obtido a partir em usinas Hidreletricas.
    A produção de energia elétrica teve impulso a partir da década de 70 e inicio da 80,com a crise do petroleo a energia elétrica recebeu investimentos, com a esperança de suprir a falta de petróleo,nessa época foram construídas as grandes Usinas no Brasil.

    ResponderExcluir
  14. 3)Fazer um ligeiro panorama mundial da produção e do consumo de energia;

    *Relatórios, estudos, análises e dados comparativos sobre produção e consumo de energia no mundo tem grande importância para a definição das bases da gestão energética mundial e entendimento da geopolítica estratégica de energia no mundo.Os três países maiores produtores de energia primária do mundo são : USA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá , que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial. Os maiores consumidores de energia do mundo são USA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.


    Beijooooos...até mais.

    ResponderExcluir
  15. 1)Energia Limpa é o nome dado à energia cuja forma de obtenção não gere resíduos ao meio ambiente. Se encaixam aí a energia solar e a energia eólica.

    Energia Suja chama-se à energia que gera resíduos ou cuja forma de obtenção ou transformação cause danos ao meio ambiente. Como exemplos temos os combustíveis fósseis - derivados de petróleo e carvão mineral, cuja utilização
    polui a atmosfera, e as hidrelétricas, que não poluem, mas alteram o meio ambiente ao alagar grandes porções de terras, comprometendo a sobrevivência de plantas e animais.
    2)O Brasil tem potencial hidrelétrico elevado, a utilização da energia usando a biomassa como fonte 1ª é enorme, e o petróleo e o gás natural tiveram um grande aumento.
    Petróleo :
    Em 1953: (Governo Vargas)
    *Criação da Petrobrás ;
    *Instituição do monopólio estatal ;
    Energia Elétrica :
    Em 1994:
    *O país mostrou um potencial hidrelétrico de mais de 260milMW ;
    *Estimava se que 90% do total, era obtido em usinas hidrelétricas, 10% em termelétricas ;
    *Durante as décadas 70 e 80 o impulso foi maior no setor de energia elétrica, pois com os choques do Petróleo em 1973 e 1979, a produção de energia começou a receber maior nº de investimentos, por ser fonte alternativa do petróleo.
    Álcool :
    Em 1975:
    *Criação do PROÁLCOOL. Intervenção de substituição do petróleo por outras fontes de energia.
    E m 1989 :
    *Diminuição dos subsídios pelo álcool, com isso a falência do setor.
    O governo parou de comprar cana de açúcar e começou a troca ló pelo álcool das usinas, com isso os proprietários médios e pequenos portes foram a falência .
    americo, dionata ,eliel e yhan

    ResponderExcluir
  16. Os três países maiores produtores de energia primária do mundo são : USA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá , que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial.

    Os maiores consumidores de energia do mundo são USA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.
    americo, dionata eliel e yhan

    ResponderExcluir
  17. 1)A Energia Limpa é a energia natural e a Energia Suja vem de outras fontes.
    energia natural: solar, eólica e biomassa
    energia suja: combustível fósseis , nuclear e hidráulica
    Tatum

    2)Produção e consumo de energia no mundo
    Relatórios, estudos, análises e dados comparativos sobre produção e consumo de energia no mundo tem grande importância para a definição das bases da gestão energética mundial e entendimento da geopolítica estratégica de energia no mundo.

    Maiores produtores e consumidores

    *Os três países maiores produtores de energia primária do mundo são: USA, Rússia e China, com 39 % da energia produzida no mundo, seguidos de Arábia Saudita e Canadá , que somam mais 8,3 %. Portanto, cinco países concentram 49,3 % da produção de energia primária mundial.

    *Os maiores consumidores de energia do mundo são:
    USA, China e Rússia com 41 %, seguidos por Japão e alemanha. Os cinco maiores consumidores de energia totalizam 50,8 % do consumo mundial.

    *Indicadores comparativos de consumo de energia: O consumo de energia por país ou região do mundo por si só não é indicador útil para análise do uso adequado da energia, tampouco reflete a riqueza que é gerada com a energia consumida. Para estudos dessa natureza são utilizados os indicadores de intensidade de consumo de energia do país ou região e intensidade de consumo de energia por habitante. Esses indicadores possibilitam relacionar consumo de energia e rendimento da economia ou geração de riqueza.

    3)ENERGIA SOLAR
    Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil. A usina tem capacidade inicial de geração de 1 megawatt. Foi construída e é operada pela empresa MPX, do grupo EBX do empresário Eike Batista

    ENERGIA EÓLICA
    A energia eólica no Brasil tinha uma capacidade instalada de 1.000 MW em agosto de 2011, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 400 mil residências. Os 36 parques eólicos e fazendas eólicas do país, em 2009, estavam localizadas no Nordeste (5 estados), Sul (3 estados) e Sudeste (1 estado).
    O potencial da energia eólica no Brasil é mais intenso de junho a dezembro, coincidindo com os meses de menor intensidade de chuvas. Isso coloca o vento como uma potencial fonte suplementar de energia gerada por hidrelétricas. Em 2009, 10 projetos estão em construção, com uma capacidade de 256 MW, e em 2010, 45 iniciaram sua construção para gerar 2.139 MW, em vários estados. A empresa estadunidense General Electric tem uma indústria no Brasil, na cidade de Campinas, e uma parceria com a Tecsis em Sorocaba, para atender a demanda dos novos projetos.

    ResponderExcluir
  18. ENERGIA HIDROELÉTRICA
    Construída em 1974 sobre o Rio Paraná, que divide Brasil e o Paraguai, a Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.
    Resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, a construção da usina [14] foi iniciada ainda na década de 1960. Em 26 de abril de 1973 foi assinado o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Paraná. Em maio de 1974 foi criada a empresa Itaipu Binacional, para construir e gerenciar a usina.
    A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia é também promotora do mais abrangente programa de cuidado com as águas em desenvolvimento no Brasil: o Cultivando Água Boa. Criado em 2003, o programa forma uma rede de proteção dos recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná III, localizada no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu.

    HIDROELETRICIDADE
    Usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil. Eles dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas para gerar energia. A falta de chuvas, de investimentos e aumento do consumo resultou em racionalização de energia elétrica, conhecido como apagão, nos anos 2001 e 2002. A construção de novas usinas hidrelétricas significa impactos ambientais como grandes áreas que são inundadas, alterando o ecossistema.
    Tentar não usar muita energia durante o horário de pico, entre 18 e 21 horas, é necessário para evitar a necessidade de construir novas centrais de energia e linhas de transmissão só para atender a demanda nesse período. Novas barragens causam elevados custos sociais e ambientais devido à inundação da terra e pela destruição dos habitats de animais, plantas e comunidades inteiras que, muitas vezes, não são compensadas (reassentamento ou indenização). Grandes usinas hidrelétricas inundam imensas áreas de florestas e emitem grandes quantidades de metano para a atmosfera. Só existe desenvolvimento sustentável com energia vinda de novas fontes renováveis. Pequenas hidrelétricas podem produzir energia de forma descentralizada, com impacto ambiental reduzido. Essa opção pode ser implementada em várias regiões do país fazendo uso de cascatas naturais. Muitos agricultores brasileiros escolheram esta forma de produção de energia hidrelétrica.

    ETANOL
    Programa de etanol do Brasil começou em 1975, quando a crise do petróleo abalou a economia brasileira. Em resposta, os governantes militares do país lançaram um esforço para libertar-se do petróleo estrangeiro, que então representava quase 90% do consumo de petróleo do país, através do desenvolvimento de combustíveis inovadores. O etanol, feito de cana-de-açúcar, foi um candidato óbvio, dada quantidade quase infinita do Brasil de terras agricultáveis e de clima favorável.[17]
    A maioria dos carros em funcionamento hoje no Brasil funcionam com misturas de até 25% de etanol e fabricantes de automóveis já produzem veículos concebidos para funcionar em misturas de etanol muito mais elevadas. Várias empresas automobilísticas vendem "automóveis flex", que podem usar gasolina e misturas de etanol variando de gasolina pura até 85% de etanol (E85). Em 2009, 90% dos carros produzidos funcionavam com etanol.

    BIOMASSA
    A biomassa é uma fonte de energia limpa utilizada no Brasil. Ela reduz a poluição ambiental, pois utiliza lixo orgânico, restos agrícolas, aparas de madeira ou óleo vegetal para produzir energia. Restos de cana, com seu alto valor energético, têm sido utilizados para produzir eletricidade.[19] Mais de 1 milhão de pessoas no país atuam na produção de biomassa e esta energia representa 27% da matriz energética do Brasil.


    ÂNGELO IURI E RODRIGO

    ResponderExcluir