sexta-feira, 25 de maio de 2012

Produção Mundial de Energia

A produção de energia hoje é um dos fatores essenciais, senão estratégicos da humanidade. A crise mundial de recursos naturais ocasionados pela busca desenfreada destes resulta de uma sociedade consumista, plenamente ávida por consumir para se manter um cidadão "feliz". A série "Caminhos da Energia" é de domínio público, podendo ser acessada ou baixada do youtube, para tanto, escolha um dos episódios, do 1 ao 10 (o 1 é mais abrangente por ser introdutório), faça uma pequena resenha crítica de como podemos contribuir para contornarmos esta crise. Abaixo segue os link's. Outra alternativa, para quem tem internet lenta estilo a lá de casa, é gravar comigo em sala, é só trazer um CD virgem. Para quem for baixá-los para ver no seu computador, utilize-se do programa atube catcher, selecionar o formato de saída (recomendo .avi que roda direto em tvs lcd ou led), escolher o local de gravação, clique na aba ferramentas e, em seguida, em gerenciador de fila, selecionar um arquivo do tipo bloco de notas (.txt) que contenha todos os link's citados acima, e baixar... pronto! Enjoy! http://www.youtube.com/watch?v=3j8DV2W1nWg http://www.youtube.com/watch?v=0IRfEUVqV-8 http://www.youtube.com/watch?v=Qw4EpKt415o http://www.youtube.com/watch?v=SF1MuNFDeOg http://www.youtube.com/watch?v=cHDbz-XAltQ http://www.youtube.com/watch?v=dc5MTeQm4Zs http://www.youtube.com/watch?v=TWcTeD_uCoE http://www.youtube.com/watch?v=4RbQ4vniESE http://www.youtube.com/watch?v=FbMWuK03ta4 http://www.youtube.com/watch?v=0mz9oBNmmYc

4 comentários:

  1. CAMINHOS DA ENERGIA........
    Resenha 1° episódio.
    A descoberta da energia revolucionou á vida no planeta, isso desde 750 mil anos atrás onde o homem conseguiu o domínio do fogo, o que foi o inicio da corrida ao encontro de novas fontes de energia.
    Apesar de , esta presente em nosso dia a dia, a pouco tempo cerca de 100 anos a ENERGIA ELETRICA, tem um papel importante na nossa sobrevivência, dependemos dela pra tudo, de forma direta( direto da tomada) ou de forma indireta( uso do Celular).Com o passar do tempo essas fontes vem evoluindo mais e mais, “será que estamos conscientes das limitações que essa evolução rápido pode causar no futuro”.
    BRASIL........
    O Brasil é um grande produtor (que se baseia em hidrelétricas, petróleo, gás natural), e como conseqüência, grande consumidor ( gastamos muita energia em três setores: Transportes, Industrial, e na nossas residências).
    Somos privilegiados pela grande diversidade de fontes de energia, pena que culturalmente temos a característica do desperdício.
    Temos muito que crescer nesse setor, principalmente no sentido de atender a necessidade de energia das pessoas, pois para atender essa necessidade estamos aumentado, a emissão de poluentes no nosso planeta, com isso o Meio ambiente responde, com o chamado Aquecimento Global, duas conseqüências desse aquecimento são o aumento da temperatura, e o aumento do nível do mar entre outras.
    A QUESTÃO É: “Daqui a 50 anos conseguimos substituir nosso sistema de energia basiado em combustíveis fosseis, por um sistema limpo de energia renováveis”
    Jose Rodrigo, Bruna , Gessica......XD

    ResponderExcluir
  2. SERIE CAMINHOS DA ENERGIA
    Episodio 1
    Uma das perguntas é :Séra q vamos ter energia suficiente para todo o planeta daqui a poucos anos?
    Certamente se continuarnos com o mesmo modo de vida q estamos seguindo não haverá energia suficiente para mais de 7 bilhoes de habitantes daqui a 50 anos.
    Hoje utilizamos energia em tudo desde os setores industriais ate nossas residências contudo devemos investir mais em fontes de energias renováveis.No Brasil pór exemplo temos o nordeste um ótimo lugar para produzir energia eólica,e um dos melhores resultados e q guando ocorre la a seca,como o nível da água do das hidrelétricas abaixa eles podem produzir a energia eólica por causa do vento q e muito .Com isso pode se ter nessa área energia todo o ano e suficiente para abastecer vários lugares .
    Muitas das fontes de energia q utilizamos podem acabar dentro de pouco tempo(carvão,petróleo,gás natural),por isso devemos investir cada vez mais em novas fontes renováveis de energia pois estamos sempre em constante transformação junto com todo o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Caminhos da energia 1° episódio
    A descoberta das fontes energéticas no planeta começou a cerca de 750 mil anos com o fogo, mas a energia que conhecemos só está presente a pouco mais de um século, esta vem revolucionando cada vez mais o planeta.
    Atualmente ainda continuam a serem feitas pesquisas sobre fontes de energia atuais, como o carvão , o gás natural e o petróleo, mas o mundo está apostando nas renováveis especialmente na eólica, e a solar. Apesar disso no planeta o consumo de energias não renováveis e não limpas é grande.
    Quanto ao Brasil naturalmente por seu tamanho, é um grande produtor e consumidor de energia, tendo uma produção de eletricidade essencialmente hidrelétrica, mas também apresenta o petróleo, gás natural, biomassa ( essencialmente o álcool ) e o etanol.
    Nosso país tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo aproximadamente 48 % são renováveis, enquanto no mundo apenas 14%. As fontes não renováveis geralmente são mais poluentes, sendo assim este fator gera emissões de gases poluentes, as previsões são que para daqui a 20 anos o planeta esquente em média 0,8 °, cerca de 50 a 100 vezes mais do que seria o normal, um outro efeito é o aumento do nível do mar . Com isso a tendência de eventos climáticos extremos será maior, tendo o clima mais imprevisível.
    É muito difícil achar uma solução simples para isto, uma vez que a energia movimenta bilhões, como por exemplo, no Brasil cujo setor petrolífero é responsável cerca 13% do PIB nacional. Logo para tanto sabemos que precisamos mudar para isso é necessário um gigantesco desafio, uma nova revolução; tecnológica, industrial, e especialmente comportamental.

    Vanessa, Renata, Thainá.

    ResponderExcluir
  4. Caminhos da energia 1 Episodio
    O Brasil é um dos países que mais consume energia mundialmente, por outro lado seus meios de produção são renováveis (energia: hidráulica, solar, eólica e biomassa). Tanto no nosso país quanto mundialmente consome energia em 3 setores: transporte, indústria e residência, nos últimos anos o carvão, petróleo e o gás natural dominou o sistema energético.
    Para aproveitar bem os recursos da natureza através das tecnologias desenvolvidas pelo ser humano, precisamos agir de forma racional. A energia elétrica é uma das que mais requerem cuidados, pois seu consumo sempre aumenta e há muito desperdício por aí. Mas todos podem fazer a sua parte em casa, na escola ou no trabalho, consumindo de forma inteligente, para economizar dinheiro e poupar a natureza de um desgaste desnecessário. Aí vai algumas dicas de compra e utilização de aparelhos :
    - Na hora de comprar aparelhos eletrônicos, procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia.
    - No uso do chuveiro elétrico por exemplo nunca mude a posição verão-inverno nem ligue aparelhos elétricos enquanto estiver tomando banho, pois há risco de ocorrer choques ou de queimar a resistência.
    A questão é : “Nós temos consciência que nós estamos diante de uma tragédia, mas por outro lado estamos vendo a dificuldade para tomar as medidas que são necessárias para que essa tragédia não seja maior.“

    eliza, daiana e thaís caroline ...
    beeijos xD

    ResponderExcluir